Figurino e Câmera em Velho Chico

 

Bonjour Chics!

Já tem um tempinho que não faço resenha sobre filmes e livros por aqui, por isso, hoje resolvi falar da novela ”Velho Chico”.

Eu cheguei a escrever algumas vezes no meu fabebook sobre as dúvidas que as pessoas têm em relação ao figurino da trama.

A dramaturgia é iniciada em um tempo antigo na época do coronelismo no Brasil, passado o tempo os personagens em sua maioria envelhecem e outros nascem, porém, alguns personagens continuam com roupas antiquadas, o que gerou dúvidas sobre a cronologia da novela.

Sobre o Figurino.

Observe que nem todos os personagens mantiveram roupas antiquadas, somente aqueles que carregam em suas personalidades o conservadorismo da época na qual eram mais jovens, ou seja, Dona Encarnação, Afrânio e alguns outros.

Dona Encarnação em especial mantém o luto pela morte do marido, suas roupas carregam sua época antiga e riqueza.

Já ‘Saruê’, mais do que carregar um coronel, o figurino do personagem de Antônio Fagundes diferencia a essência de Afrânio de Sá Ribeiro, da caricatura de ‘Cornel Saruê’.

Percebam que também a personagem Iolanda muda seus trajes ao abandonar a casa e a união com Coronel para voltar a suas origens musicais, a cantora solta os cabelos antes usados com coques sérios e troca as roupas mais sociais por outras mais leves e coloridas. O mesmo nota-se no personagem do estimado ator Domingos Montagner, Santo após voltar de seu acidente no rio, quando foi curado por índios, abandona os trajes escuros e o gibão de couro pesado e passa a usar roupas claras e leves, tecidos de algodão e linho, representando o ódio e rivalidade do passado que ele deixa para trás após mudanças em relação à Tereza, seus filhos, família e sua quase morte.

Ainda essa semana vai ao ar cenas em que Afrânio ressurge com ternos comuns e cabelos naturais, deixando para trás a personalidade dura do Coronel, e voltando a suas origens de quando era jovem antes de assumir os negócios da família.

Já as filhas de Santo, Miguel, a professora Beatriz, O deputado, e outros personagens, usam um figurino mais jovial e atual, porém, todos contém traços fortes de roupas nordestinas, mesmo que não sejam da mesma forma hoje em dia, na dramaturgia os detalhes precisam ser mais marcantes para que o público note as características regionais.
sarue-novo

sarue
encarnacao

Sobre a Câmera Subjetiva que substitui Montagner.

A escolha da emissora para dar continuidade ao personagem Santo foi utilizar a câmera subjetiva, onde o telespectador vê as cenas pelos ‘’olhos’’ do personagem e escuta pequenas frases com sua voz.

Achei a solução uma forma linda de manter o trabalho do ator, afinal, a maior dádiva que um artista pode ter é poder deixar seu trabalho como um pedaço de si eternizado, um legado de dedicação e amor.

Hoje vai ao ar o penúltimo capítulo de ‘Velho Chico’ uma novela que transmitiu ensinamentos políticos, familiares, valores importantíssimos e muito amor. Além de tentar alertar a população para as grandes dificuldades que o nosso país passa, mas que existem soluções possíveis para quem tem vontade é possível melhorar.

A consciência da importância do cuidado com a natureza, a questão do Rio e das águas, o espiritual e afetivo, e a tentativa de falar sobre a necessidade do fim do coronelismo e abuso de poder nas regiões mais necessitadas do país tocou muito em quem assiste a trama, e acredito ter deixado bons pensamentos e legado.

sant

Vamos curtir os últimos capítulos juntos?!

You Might Also Like

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.