Barbie, o filme. Minha resenha sobre a nova febre do cinema!

Hi Barbies,

Hoje vamos falar sobre a febre do cinema!! O novo Filme da Barbie!

Com um marketing perfeito que atinge a saudosista geração Y, o mundo ficou cor de rosa desde os primeiros anúncios da estréia, até hoje!

Faz tempo que o cinema não tem um movimento tão forte e uma influência tão grandiosa na moda, eu diria que desde o Diabo Veste Prada, já que sérias, como por exemplo, Emily in Paris, fazem seu papel, mas ainda não tem uma proporção como a do cinema.

Com a atriz escolhida Margot Robbie no papel de Barbie recriando todos os icônicos figurinos da boneca mais amada do mundo, a estréia de Barbie não poderia ser mais desejada, e de fato um sucesso!!

Agora vamos as minhas considerações sobre o filme, iniciando por uma crítica aos cinemas brasileiros que não se programaram o suficiente para que os kits de pipoca da Barbie atendessem a todos que foram assistir ao filme, uma pena! ainda nem consegui o meu! rsrs

Da construção do filme

Eu confesso que estava com medo do filme ter o mesmo estilo do antigo Space Jam, que misturava personagens reais com desenhos animados e, eu particularmente, achava bem chato!

Mas o filme da Barbie me surpreendeu positivamente em sua construção, com um mundo da barbilândia totalmente lúdico, com uma chuva de rosas, e o cenário totalmente criado através de brinquedos, maquetes, e desenhos da Barbie, eu me senti de verdade brincando novamente na minha casa da Barbie.

Afinal, eu sempre amei a boneca, nunca gostei muito de bonecas de bebês, acho que tive umas 3, mas a Barbie sempre me encantou!! eu amava cada uma delas, desejava os modelos com os looks mais lindos, e tinha a casa da Barbie prontamente montada no meu quarto para quando eu chegasse da escola!

E eu gostava de brincar a noite, quando meu pai tocava violão, e essa era a trilha sonora das minhas cenas.

Essa parte do filme realmente traz uma nostalgia deliciosa e uma saudade da infância com Barbie.

O início do filme também tem um ponto alto em relação a história da criação da Boneca e sua finalidade. Ponto para esse momento também!

No filme tudo da Barbilândia é fake, o chuveiro não tem água, o copo não tem água, e tudo é exatamente como eram nossos brinquedos da Barbie.

Realmente uma sacada de mestre na construção do filme!!!

Do enredo, e a forma como contam a história…

A Barbie revolucionou o mercado de brinquedos e bonecas, trazendo uma boneca linda, e desejado, que era independente, forte, maravilhosa, e podia ser o que quisesse!!

Isso é o auge, e um grande aliado ao movimento de libertação da mulher.

E isso é muito evidenciado no filme, porém, o filme fala sobre Patriarcado e Feminismo através de uma grande sátira, exagerando os movimentos de ambos os lados.

No filme o Patriarcado é totalmente generalizado, forte, impiedoso; a mulher não tem direito algum na visão da Mattel como empresa nas cenas.

E o feminismo é também evidenciado de forma exagerada e extremista.

A Barbie passa a ter sentimentos, e falhas, como qualquer mulher normal! e isso é muito bacana…

Como uma grande sátira é possível compreender a crítica a ambos os movimentos, mas para nós adultos!

Sabemos que a classificação indicativa do filme é de 12 anos, mas, cá entre nós, todas as crianças em algum momento irão assistir, e creio que a maioria entre os 12 e 14 anos não vai entender exatamente a história como uma crítica ao extremismo de qualquer sistema, e sim uma crítica somente ao patriarcado e aos homens..

Mas porque eu digo isso??

Vou explicar!!

O feminismo ganhou força através do movimento sufragista, que ocorreu com a chegada das democracias, na busca pelo direito ao voto feminino; já que na época somente os homens poderiam votar e a sociedade ainda vivia padrões antiquados sem a participação feminina na política. O movimento feminista lutou por causas como, o direito ao uso de anticoncepcionais, direitos trabalhistas, direitos cíveis, entre outros, em prol de maior igualdade de gêneros.

Mas nessa época, o movimento não excluía, julgava, ‘cancelava’, ou criava pré-conceitos, em relação as mulheres que se mantinham mais focadas em seus casamentos, filhos e lares. O movimento não culpava mulheres que sonhavam ou sonham em se casar, ter filhos.. Muito pelo contrário, ele lutou por direitos relacionados também a esses quesitos.

Mas (na minha visão) esses movimentos nos dias de hoje perderam um pouco sua essência, e vemos mulheres que dizem lutar por mulheres, julgar outras mulheres, cancelar, e isolar, caso as mesmas não pensem igual, ou ainda sonhem com famílias, casamentos e filhos…

bem, voltando ao filme, como eu disse, ele faz uma sátira aos movimentos, porém, de forma muito exagerada, criando na verdade uma grande guerra dos sexos.

O filme começa bem, a trajetória da Barbie ao mundo real é animadora, mas acredito que no meio ele se perde muito, acaba indo para um foco em denegrir e debochar dos Kens e dos homens..

Algumas cenas do ator Ryan Gosling são realmente hilárias, divertidíssimas e um grande show de interpretação do ator!

Mas se torna cansativo a forma como o filme aborda a narrativa, os Kens e os homens presentes no filme são grandes vilões e babacas, ou grandes ‘bundões’ e mesmo com o decorrer da história o posicionamento dos homens no filme não muda! Todos continuam sendo grandes babacas até o final, e não existe um relacionamento saudável entre os sexos.

Na minha visão a crítica que o filme faz é complicada de ser compreendida por todos, principalmente pelas crianças e adolescentes..

Eu fiquei esperando que ao final os Kens, e os homens, mudassem seu comportamento, e que homens e mulheres caminhassem juntos por um mundo melhor e mais leve! Que houvesse apoio como um grande exemplo, que houvesse caminhos que se cruzam..

Mais isso não acontece!!

O Máximo que vemos é o Ken sendo um bobo mais uma vez ao receber um conselho da Barbie.

Algo que achei de extremo mal gosto no filme é a crítica a mulheres grávidas, se foi uma sátira deveria mudar no final, a interpretação disso é totalmente esquisita!

Eu diria que imagino meninas fazendo bulling com meninos na escola após assistirem o filme! rsrs.. Aconselho aos pais ajudarem nesse entendimento.

O ponto forte volta a ser o final (mas não darei spoiler daqui porque é uma linda cena e vale se emocionar)

Do Figurino

A parte que vocês sabem que eu amo!! O Figurino do filme é lindo, bem feito, e mais uma vez nos faz voltar ao mundo Barbie de quando éramos crianças!!

E claro, para quem ainda é criança com certeza um grande deleite de desejo as roupas da Barbie.

As peças, assim como, o cenário, são bem fiéis, e vários looks reais da Barbie aparecem no filme.

MASSS..

Sentido falta de mais pegada de Moda, que sempre foi o grande auge da Barbie, e acredito, que assim como eu, foi a boneca Barbie que fez surgir o grande amor pela moda, por criar roupinhas!

Esperava mais referência de Moda vindo da Barbie.

Mas no geral o figurino é muito bem feito, mais um ponto alto do filme.

O que achei do novo filme da Barbie que está sendo sucesso nos cinemas!

Da fotografia e trilha sonora

Esse quesito é nota 10!! as músicas são ótimas, animadas, engraçadas, e o filme não é ”totalmente musical” ou seja, tem música na medida certa !!

A fotografia é linda, e todo filme é muito convidativo e alegre.

Para finalizar…

Eu esperava uma Barbie que sim tivesse os problemas reais que todos temos (apesar de que quando eu era criança, era justamente a perfeição e beleza que me encantavam na Barbie, e isso nunca me trouxe problematizações, e só o desejo de brincar de Barbie todos os dias da minha infância) maaas que esses problemas e essa narrativa focasse na força da mulher! na beleza de podermos ser o que quisermos, assim como a Barbie, de podermos transcender críticas, padrões, profissiões.

Eu esperava que no final essa grande sátira desse o bom exemplo de homens apoiando mulheres e caminhando juntos!!!

De mulheres sendo fortes e incríveis mas do jeito que elas quiserem!! e esse jeito pode ser sendo solteira, trabalhando com o que quiser, sendo perfeita ou imperfeita, sendo hétero ou não, mas também podendo escolher ser mãe, engravidar, ter família, casar, enfim ser o que quiser!!!!

Eu esperava que a sátira se transformasse em exemplo e incentivo, e não achei que isso aconteceu no filme.

O ponto alto continua sendo o final quando a criadora e a Barbie se encontrarm.

De qualquer forma o filme é interessante, traz diversidade, pensamentos, risos, e também alguns pontos ruins, não sei se me faz querer assistir de novo, mas ao menos o ter vivido o lúdico de Barbie novamente, ter visto tantas pessoas animadas e os cinemas lotados de todas as idades vestindo rosa já foi um grande deleite ao mundo chato que vivemos hoje!!

E Você já assistiu? deixa seu comentário sobre o que achou, vou adorar saber!!

Um beijo e até o próximo post!

You Might Also Like

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.