Quem fala o que quer, ouve o que não quer.. olho por olho dente por dente.. Será que vale a pena?!

by

Boa noite chiques,

Hoje no nosso papo cabeça gostaria de abordar o assunto da reciprocidade.. será que tudo que é recíproco vale a pena?

Você certamente já ouviu uma dessas frases:

” Olho por olho, dente por dente”

”Quem fala o que quer ouve o que não quer..”

Mas será que isso realmente vale a pena?

Acho que em tempos de tanta ansiedade e dia a dia estressante essa é uma reflexão que vale a pena termos..

Nem tudo que nos entregam vale a pena devolvermos na mesma moeda, é uma questão de personalidade, essência, valores e também de momento.

Você não precisa retribuir o tempo todo aquilo que recebe, principalmente se for algo ruim, isso mina suas energias e pode ir de contra a sua essência como pessoa.

 

“Olho por olho, dente por dente.. e o mundo acabará cego!”

Já imaginou se todas as pessoas retribuíssem da mesma forma tudo aquilo de ‘ruim’ que recebem?

Você não precisa seguir uma regra ou crença como essa o tempo todo…

 

“Quem fala o que quer, ouve o que não quer”

Você já pensou que nem sempre a pessoa que falou algo ruim ou que não lhe agradou de fato ‘quis’ falar aquilo?

você já imaginou as tribulações pelas quais ela pode estar passando? os motivos dolorosos que a levaram a falar algo que foi ruim ou duro pra você?!

ou simplesmente que ela não imaginou que usas palavras o ferissem?!

é realmente necessário retribuir na mesma moeda?! quanto isso vai lhe custar no seu humor, na sua saúde?! quanto isso vai te tirar do eixo, mexer com a sua energia e sua essência?!

Eu acredito que a nossa personalidade não pode e não deve ser mudada a cerca dos erros ou dos maus momentos do próximo; não é porque a pessoa errou que vou replicar o erro, justamente ao contrário,.. o erro dos outros deve servir de exemplo e não ser replicado.

É óbvio que ninguém é perfeito, eu mesma sou uma virginiana nata, muito crítica, mas o que poucas pessoas sabem ou percebem é que se faço alguma crítica a você, tenha certeza que faço a mim mesma mil vezes mais, e isso as vezes é muito duro.

Portanto esse texto é um convite a reflexão daquilo que podemos mudar em nós mesmos, aprender com nossos erros e pensar sempre se vale a pena retribuir algo que não gostamos, se esse desgaste emocional, tanto nosso, quanto ao próximo vale a pena. ou em que momento vale a pena. Entende?!

Diga apenas aquilo que for mesmo necessário para sua sanidade!

Se todos os seus limites já foram ultrapassados, se a pessoa abusou da sanidade ou do respeito, rompendo barreiras que vão além da sua capacidade de ignorar e manter sua energia aí você deve falar sim!

mas fale somente aquilo que é necessário para você se posicionar, mostrar sua presença, mas nunca aquilo que possa te deixar arrependido ou se sentido alguém ruim.

A maldade dos outros jamais deve contaminar nossos corações e nossa essência.

 

Uma pessoa que trata o outro mal, de forma grosseira, que magoa com palavras ou com brincadeiras ruins não esta fazendo mal ao próximo e sim a si mesmo. Quantas vezes isso acontecer com você e te fez se sentir mal e arrependido não é verdade?! e quanto retribuímos na mesma moeda estamos nos igualando e replicando o erro de quem julgamos, de quem nos está magoando.

 

Para concluir esse bate papo gostaria de fazer um convite a todos nós, digo isso porque me incluo, a pensarmos quanto tempo e quantos momentos de nossas vidas perdemos pela rispidez de querer devolver na mesma moeda algo que achamos ruim, pela indisposição, pela palavra..

E quanto tempo podemos ganhar retribuindo uma grosseria com gentileza, com amor, com paciência?!

Quantas pessoas a nossa gentileza pode mudar?! Quantos dias e momentos ruins de alguém a nossa gentileza pode mudar?! Quantas personalidades duras a nossa gentileza pode quebrar?!

Eu desejo que eu mesma seja mais leve, e assim desejo a você que seja mais leve!! Quanto mais amor em nossos corações transferimos ao próximo, mais amor jogamos pro mundo…

 

Deixem seus comentários sobre esse assunto, vamos conversar mais 😉

Um beijo no coração e até o próximo post!

Nenhum comentário ainda.

Aproveite a visita e deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.