9 de fevereiro ou 19 de setembro?!qual o verdadeiro dia do FREVO!!

O Frevo começou a surgir no final do século 19 e início do século passado,  como camuflagem da luta dos ”capoeirasem”, mas as danças e ritmos que tiveram sua formação conhecida nessa época são o carimbó ou curimbó, e o jongo, o frevo ficou conhecido por esse nome com seu surgimento ”oficial” em  Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, quando ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado que passou a ser conhecido como FREVO. A palavra frevo vem de ferver, uma vez que, o estilo de dança faz parecer que abaixo dos pés das pessoas exista uma superfície com água fervendo.

Este estilo pernambucano de carnaval é um tipo de marchinha bastante acelerada, que, ao contrário de outras músicas carnavalescas, não possui letra, sendo simplesmente tocada por uma banda que segue os blocos carnavalescos enquanto a multidão se diverte dançando.

Apesar de parecerem simples ao olhar, os passos do frevo são bem complicados, pois, esta dança inclui: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados. Os dançarinos de frevo encantam com sua técnica e improvisação, sendo que esta última é bastante utilizada. Para complementar a beleza da dança, eles usam uma sombrinha ou guarda-chuva abertoenquanto dançam.  Nos casos, em que ele é cantado é chamado de frevo-canção.

Meu projeto de conclusão de curso de 2009 falava sobre os figurinos de danças folclóricas e inspirada no frevo criei uma roupa conceitual.

Leanda Livia.

You Might Also Like

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.